Portugal é dos países da Europa com uma maior potencialidade de aproveitamento de energia solar, sendo a média anual de exposição solar de 8h/dia, recebendo uma incidência solar de 1kW/m2. O número médio anual de horas de Sol, varia entre 2.200 e 3.000h para Portugal.
Actualmente, a maior parte de produção de electricidade a partir da radiação solar é feita através de células fotovoltaicas no entanto, poderá também ser realizada por conversão térmica. Utilizam-se neste caso, sistemas que permitam concentração da radiação solar incidente numa superfície côncava, aquecendo, então, um determinado fluído num ciclo termodinâmico convencional.
Variabilidade da radiação solar
- Movimento de translação da terra
Distribuição sazonal da radiação global em portugal continental
Com base no mapa, intitulado distribuição sazonal conclui o seguinte:
- Há uma grande diferença entre o inverno e o verão.
- A região do pais que recebe mais radiação sola, quer no verão ou no inverno, é o sudoeste do pais;
- A região que recebe simultâneamente menor radiação no inverno e maior no verão é o planalto transmontano;
- O principal factor que justifica as variações são: a proximidade do mar( o mar é o regulador da temperatura) e a latitude( maior latitude significa menor receção de radiação solar)
Potencialidades da radiação solar
- Aproveitamento turístico a época balnear e sénior este ultimo tem ainda ampla margem em Portugal sobretudo no inverno)
- Aproveitamento da energia solar(a produção da energia pode ser obtida através de dois sistemas: sistema térmico e fotovoltaico).
A radiação solar em Portugal
A temperatura
A distribuição espacial da temperatura do ar representa-se, geralmente por linhas que unem pontos de igual temperatura, o que se designa por isotérmicas.
Janeiro Julho
- Factores que influenciam a temperatura
- Altitude
- Topografia( forma do relevo)
- Disposição do relevo
- Proximidade do mar ou afastamento do mar
- Latitude
Sem comentários:
Enviar um comentário