Recursos Marítimos

As características da linha de costa

Embora de grande extensão, a costa portuguesa apresenta uma configuração linear e pouco recortada. O aspecto da linha de costa - área de contacto entre o mar e o continente - depende, sobretudo, das características das formações rochosas que se encontram em contacto com o mar e da intensidade da erosão marinha.

No litoral português, verifica-se uma predominância da costa de arriba, talhada nos afloramentos rochosos de maior dureza, que se apresenta ora alta e escarpada ora mais baixa. A costa de praia, baixa e arenosa, ocupa uma menor natureza extensão do litoral, quer no Continente quer nas regiões Autónomas, cuja natureza vulcânica explica a predominância de costa de arriba.

OS PRINCIPAIS FACTORES QUE INFLUENCIAM OS RECURSOS PISCATÓRIOS

A abundância de peixe é influenciada pelas condições de temperatura, iluminação, salinidade e oxigenação das águas de que depende a existência de maior ou manor quantidade de plâncton - organismos microscópicos vegetais (fitoplâncton) ou animais (zooplâncton) -, dos quais muitas espécies de peixe se alimentam.

Como as referidas condições dependem da profundidade das águas e das correntes marítimas, existem nos oceanos áreas de maior e de menor abundância e diversidade de espécies.

Sem comentários:

Enviar um comentário